Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ella Fitzgerald


Beeeeeem viiiindooos seeeenhoooraaas e seeeenhooooreeees, sim mais um post aqui no Apenas 1 DJ, e hoje vamos falar sobre Jazz??! E porque não começar com uma das maiores vozes femininas do gênero?! Sim vamos falar dela, chamada de “A primeira Dama Da Canção”, a lenda, Ella Fitzgerald que junto com Billie Holiday pra mim são as vozes femininas mais poderosas desse estilo musical e que com certeza vai ganhar um post dela aqui no Apenas 1 DJ mais para frente já que muitas pessoas consideram Billie Holiday como a maior cantora Jazz de todos os tempos, eu confesso que adoro a voz da Lady Day também, enfim vou tentar fazer aqui um top com as músicas dela que mais gosto, quem souber de outras pode comentar a vontade claro, e vamos nessa que a vida é que nem cachorro quente na rua, a gente nunca sabe o que vai encontrar.

Primeira música, não foi a primeira música dela que escutei, mas ela merece estar nesse top com certeza...

Ella Fitzgerald - Goodnight My Love


primeira música de Ella que chega ao primeiro lugar nas paradas norte americanas o ano é 1936, essa conta com a participação de outra lenda do Jazz, Benny Goodman nem vou falar nada sobre ele a não ser seus apelidos, eu conhecia só dois deles, O Rei do Swing, O Patriarca da Clarineta, O Professor e Mestre do Swing precisa de maiores explicações.

Segunda música, mais uma lentinha porque Ella pode, e junto com a última desse top uma de suas melhores canções...
  
Ella Fitzgerald - Night And Day


a voz é inconfundível, o swing é de outro planeta, e o que impressiona é a facilidade que Ella Fitzgerald tem ao cantar, você sente isso em sua voz, lembrando que na época dela ou a pessoa sabia cantar ou pode esquecer, já que não tinha o computador que salva muitas pseudo cantoras e cantores que existem no mercado hoje em dia.

         Terceira música, pra mostrar que ela não sabia só cantar músicas lentas, aqui ela brinca com os famosos scats...

Ella Fitzgerald – Samba de Uma Nota Só


achei esse vídeo pesquisando sobre a ela no YouTube, e realmente nada a declarar, ela brinca com a sua voz mostrando que o cantor de Jazz tem que saber improvisar também.

         Última música, sim infelizmente a última, mas pra mim a melhor, marca registrada de Ella Fitzgerald...

Ella Fitzgerald – Summertime



nem vou comentar nada mesmo porque sou suspeito pra falar sobre Summertime, é minha música preferida dessa cantora fantástica e o conselho??! Aumente o som, pegue as letras das músicas na internet pra cantar junto, estoure os alto falantes e incomode os vizinhos porque Ella Fitzgerald é “crááássicaaaaaa” e tenho dito.

PS: Vou deixar aqui um bônus clipe, lógico de Summertime, mas com a participação de Louis Armstrong no trompete, o interessante saber que Ella era extrema fã de Louis então gravar essa versão foi a realização de um sonho pra ela com certeza.



8 comentários:

  1. Ah, eu adoei o acréscimo do bônus...boa música é outra coisa, né Clayton?

    Boa pedida!
    Bjoca

    ResponderExcluir
  2. Beeeeeeemmmmmmmmmmmmmmm Vindooooooooooooooooooo...

    Dj meu bródi´s, tu pode num querditá... Mas eu tinha um disco 45 rotações com nada menos que 8 músicas desse felômeno... yéhhhh!!
    Quem deu conta de sumir com ele foi minha fiota qdo piquitica... kkkkkkkk

    É um verdadeiro show... um crásssssssico meRmo
    Valeu
    Abraços
    Tatto/Xipan

    ResponderExcluir
  3. Ella é ela... a única contralto coloratura do mundo. Ou seria, se tivesse escolhido o canto lírico. Sorte nossa que ela ficou no Jazz. E "Summertime" é um marco histórico na música.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá querido!

    Miaumaravilhoso! Minha mãe é uma grande fã dela, me trouxe boas recordações :)

    Miaubeijos com carinho =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Oi querido!
    Que bom estar de volta! Tinha certeza que ao vir te visitar iria ter boa surpresa, só que neste post vc se superou, esta mulher é tudo de bom. Summertime um caso a parte. Nigth and day na voz dela não conhecia, ouço com Frank Sinatra. Ouvir com ela parece que a música belíssima ganhou uma roupagem nova, amei...
    Estou de volta querido! Tenha um lindo fim de semana..
    Beijokas muitas
    D.Amanda®

    ResponderExcluir
  6. DJ Clayton sempre manda bem nas escolhas na informação. Dentro da minha ignorância musical, nada do que eu poderia falar sobre essa "monstra" do jazz iria acrescentar. Bravo!!!

    Beijos, meu DJ preferido!

    ResponderExcluir
  7. Mandou bem, Clayton!
    Ella foi(é) mesmo a primeira dama do Jazz!
    E Summertime, em dueto com L. Armstrong, foi um marco.
    Também gosto muito da mesma dupla interpretando MOONLIGHT IN VERMONT.
    Um post para deleitar a tchurma da old generation (como eu)!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Ai..ai...ai
    Voltei e vc ainda não foi me visitar! Hum!!!
    Amado tem selinho pra vc lá em meu cantinho.
    Beijokas
    Domme Amanda®

    ResponderExcluir