Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resgate Musical - Wilson Simonal de Castro

Beeeeeeeem viiiindoooos seeeenhoooraaas e seeeenhoooreees, a mais um post fantástico neste humilde blog, e hoje vamos a mais um resgate musical, mas não um resgate musical qualquer, e sim do cara que na minha opinião é o pai da Black Music nacional, muita gente acha que é o Tim Maia, mas quem realmente inaugurou o estilo “carioquês” de se fazer música, e deu o pontapé realmente no movimento Black nacional por assim dizer, claro que estou falando de Wilson Simonal, e não vou aqui ficar falando do que aconteceu com ele, no Wikipedia já tem um resumo dos acontecimentos que levaram esse fantástico cantor ao ostracismo até a sua morte, causada principalmente pelo alcoolismo, vou nesse post falar das melhores músicas dele, na minha opinião claro, e mostrar porque ele era um “showman”, e sabia como ninguém conduzir uma plateia no melhor estilo “carioquês” de se fazer música, mas vamos como ele mesmo diria, vamos voltar a pilantragem.

Primeira música é um samba claro, e um samba que fala sobre futebol, mais claro ainda, e que mostra uma das paixões de Wilson Simonal...

Wilson Simonal – Pais do Futebol


como diz a letra e tudo fica lá fora, então aumente o som e curta o swing de Wilson Simonal, letra fantástica, pra mim existe duplo sentido nela mas posso estar errado enfim, escute e tire suas conclusões.

Segunda música essa é bem conhecida, e escolhi um vídeo que mostra todo o jogo de cintura de Wilson Simonal com a platéia...

Wilson Simonal – Meu Limão Meu Limoeiro


o que falar do carisma dele? Nada a não ser veja o vídeo e como ele comanda a platéia, e leva ela pra onde ele quer, fantástico.

Terceira música tem todo aquele estilo “carioquês” que mencionei no início do post, uma levada de samba bem swingada, e como ele mesmo disse vamos voltar a pilantragem...

Wilson Simonal – Nem Vem que Nâo Tem


o interessante dessa música é o piano que fica tocando no fundo, e toda os arranjos de metais também, e Wilson Simonal comandando a festa por assim dizer novamente nada a declarar a não ser aumente o som.

Quarta música é um tributo e traz uma letra de protesto também, e nela que podemos ouvir toda a potência vocal de Wilson Simonal...

Wilson Simonal – Tributo a Martin Luther King


uma soul music nacional por assim dizer, basta escutar os arranjos de baixo, bateria, guitarra, e ver a influência norte americana na música de Wilson Simonal.

Quinta música um samba rock pra fazer a galera mexer o esqueleto, e música e letra de Jorge Ben, resumindo afaste os móveis da sala agora...

Wilson Simonal – Zazueira


o que falar numa hora dessas apenas escute o arranjo de metais, que junto com uma voz inconfundível colocam a galera pra dançar.

E agora a última música e acredito eu que a mais famosa dele, até Ivete Sangalo já gravou essa, até Stevie Wonder tem uma versão dela gravada...

Wilson Simonal – Sá Marina


o conselho é o de sempre, aumente o som, estoure os alto falantes, se acabe de dançar e cantar, porque Wilson Simonal é “cráááássicoooo” da MPB e merece a reverência e o post com certeza.

PS: Um bonus track pra quem tem curiosidade de saber como é a versão em inglês do Stevie Wonder.

9 comentários:

  1. Demais!!!
    Aqui sempre é uma surpresa muito boaaaaaa
    Beijossssss Clayton

    ResponderExcluir
  2. Lesgaus..!!
    Assisti na TV uma homenagem dirigida ao SIMONA.. dias atrás e me emocionei.

    Até teve um bate bola musical com pelé... Onde o ele "Pelé" dizia - Que todo cantor gostaria de ser jogador de futebol assim como todo jogador de futibol gostaria de ser cantor.

    É isso aí DJ-ONE Clayton....
    Resgatando do fundo do baú... rss

    Abraços e Deusssssssssssskiajude
    Tatto

    ResponderExcluir
  3. Clayton aiai, adoroooooo Simonal, Não sei que ano que fizeram o filme dele, e eu acabei vendo uma critica sobre o filme, e fui ver toda a sua história, e vi os videos das musicas, nossaaaa adorei, ele é muito, ,muitoooo bommmm mesmo como vc diz um “cráááássicoooo”

    Beijos meu Dj preferido e um ótimo fim de semana pra vc, e que ele seja de paz no coração de todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Ai ai ai como aguardei esse post! Sou apaixonada por esse estilo, samba rock - soul music - ou seja, esse gingado envolvente.
    Não sei nas outras regiões,mas,aqui no Rio, ele é sempre cantado.
    AMEI!

    ResponderExcluir
  5. Ouvi muito meu limãõ meu limoeiro, e amo Sá Marina

    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Uma verdadeira aula hoje, adorei! Eu sempre fui apaixonada por Sá Marina, mas confesso que não tinha muito conhecimento das outras músicas dele, não :P
    O Tributo a Martin Luther King, é maravilhoso! Fiquei encantada ouvindo!
    E claro que curti o bonus track ;)

    Miaubeijos =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Putz! Quando vi o título da postagem fiquei feliz demais, Clayton! O cara é demais. É, porque nunca vai deixar de ser, sua música é eterna... E fez filhos bons também o sujeito... Esse vídeo aí do Meu Limão Meu Limoeiro é demais! Quem dera houvesse a máquina do tempo, estaria euzinha lá fazendo coro pra ele.

    "...eu saio da fossa,
    xingando em nagô..."

    Cadê "A Tonga da Mironga do Kabuletê"? Mas tá perdoado, o post está massa, só pra variar, pq nunca falo essa palavra por aqui.

    Culpa sua!

    Beijo entusiasmadamente cheio de bossa do Simonal...

    ResponderExcluir
  8. Quase uma revisão musical de Wilson Simonal. Que voz linda! E esta homenagem a Luther Kin é tão emocionante. Não conhecia. Valeu!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir