Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Mestre da MPB - Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior

Beeeeeeeeeeeeeeeem viiiiindooooos seeeenhoooooraaas e seeeenhoooreeees, a mais um post aqui no meu no seu no nosso Apenas 1 DJ, e hoje o post é especial, porque especial? Porque vou falar de um Mestre da MPB, e porque também esse é o post de número 50 do blog, siiiiim 50 posts, e estou pensando sobre quem escrever a 5 posts e resolvi homenagear um cantor e compositor que está além de fantástico, e se estivesse vivo hoje com certeza seria um dos maiores nomes da música nacional de todos os tempos, que já esteve na boca da maioria das grandes cantoras desse país, estou falando do filho de Luiz Gonzaga do Nascimento que com certeza ganhará um post aqui um dia, senhoras e senhores claro que estou falando de Gonzaguinha, e hoje tenho a impossível missão de fazer um Top com as melhores músicas dele aqui, e simbora nessa então que malandro é o dono da sauna que ganha dinheiro com o suor dos outros.

Primeira música é um clássico, o começo A Capella já chama a atenção, e depois que entra a banda e o samba começa então deixa pra lá...

Gonzaguinha – O Que É O Que É


nada a declarar a não ser, letra forte como muitas músicas que vou citar nesse post, protesto mesmo e o conselho é aquele famoso de sempre, aumenta o som que só está começando.

Segunda música, e claro que o cotovelo vai começar a doer, isso vai acontecer em muitas músicas desse post também...

Gonzaguinha – Diga Lá, Coração


nada a declarar a não ser métrica perfeita, tanto textual quanto musical, por isso considero ele um gênio da MPB com certeza.

Terceira música o cotovelo continua doendo, e por favor quando chegar o refrão pague o mico junto comigo e solte sua voz...

Gonzaguinha – Sangrando


refrão famoso coooom certeza, gosto da progressão dessa música, ela começa meio que parada, tímida, e explode nesse refrão maravilhoso, e você não abaixou o som não né?

Quarta música, a primeira vez que ouvi essa música foi em um disco infantil, sim acreditem um disco infantil que não lembro nem mais qual era...

Gonzaguinha – Eu Apenas Queria Que Você Soubesse


letra alegre, pra cima, resumindo ele era capaz de sair do protesto e escrever sobre o amor, e também sobre crescimento.

Quinta música mais uma pro cotovelo doer, e doer muito com certeza, fala sobre traição, a galera pode até falar que é brega, mas é mesmo e eu não ligo...

Gonzaguinha – Grito de Alerta


levada de bolero, e não é a única música dele com essa levada, existem várias outras assim, e por favor cante no refrão bem alto.

Sexta música, essa é de protesto ainda mais pelo ano que ela foi lançada, 1972, e uma levada meio samba, mas com direito aos metais dando uma levada black por assim dizer...

Gonzaguinha – Sorriso Nos Lábios


preste atenção nessa letra, pois nela tem uma cutucada básica a uma música do Gilberto Gil, nem vou falar qual é pra galera escutar ela inteira.

Sétima música e a dor de cotovelo não passa, eu acho que essa música é uma das mais regravadas de todos os tempos, acho que toda grande cantora brasileira já cantou essa com certeza, a cantora que está com ele no vídeo então todo show dela canta...

Gonzaguinha – Não Dá Mais Pra Segurar (Explode Coração)


letra agoniante, na minha opinião, ele vai cantando meio arrastado, e vai aumentando o tom, e o piano acompanhando até chegar no refrão e explodir o coração realmente.

Oitava música, acho que agora vão doer os 2 cotovelos com certeza, uma homenagem na minha opinião ao pai dele por causa do estilo da letra e da melodia...

Gonzaguinha – Espere Por Mim, Morena


uma levada meio que de bolero e a letra meio no estilo de um forró enfim um caldeirão musical, dizem que ele escreveu essa música pro pai cantar.

Nona música e agora é hora do cotovelo parar de doer, a gente levantar e ir pra rua protestar...

Gonzaguinha – Comportamento Geral


cara uma das melhores letras de protesto que já ouvi na minha vida, e a parte de ganhar um fuscão no juízo final e tudo vai bem tudo legal, fantástico com certeza.

Décima música, saindo do protesto e voltando as dores, mais um letra daquelas de cantar bêbado no videokê, eu jamais fiz isso nego até morrer...

Gonzaguinha – Começaria Tudo Outra Vez


senão me falhe a memória a Simone já gravou essa, e novamente um bolero daqueles pra tocar no final da festa, servindo o cafezinho pra galera saber que a festa acabou mesmo.

Décima primeira música, abertura da novela Duas Caras, vamos voltar ao Samba de Raiz, coisa que Gonzaguinha conhece muito bem, e escreve muito bem também...

Gonzaguinha – E Vamos À Luta


música alegra, mas ao mesmo tempo um protesto também, um retrato bem escrito do brasileiro, precisamente do carioca.

Penúltima música, sim infelizmente está acabando, agora aos que estão com o cotovelo doendo, cuidado você pode morrer de dor com essa música...

Gonzaguinha – Ponto de Interrogação


obra prima máxima da dor de cotovelo escrita por Gonzaguinha, letra e melodia se encaixam nesse bolero meio samba um caldeirão musical com certeza.

Ùltima música, pra mim a melhor música dele, toco ela em festas anos 80 e a galera canta e se acaba na pista, inclusive os mais jovens...

Gonzaguinha – Lindo Lago Do Amor


uma levada meio Black Music, meio Pop também, enfim não tenho classificação pra ela, só posso dar o conselho de sempre, aumente o som, estoure os altos falantes, e se acabe de dançar porque Gonzaguinha é “cráááássiiiiicooooo” da MPB com certeza.

PS: Post dedicado novamente a Dona Rosa, novamente muito obrigado por tudo, dos conselhos, da paciência, até novamente o bom gosto musical herdado, obrigado mãe.

15 comentários:

  1. Bendita D.Rosa!!! Que mamis continue a te inspirar assim...eu daqui agradeço... Chorando quiném uma besta derretida que sou.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
  2. Nossa amigo!
    Vc fez uma verdadeira revisão na obra de Gonzaguinha. Maravilhosas!!! Muitíssimo rica
    Adoooro toodas!!!
    Beijos!!
    Bom domingo!!
    Carla

    ResponderExcluir
  3. É Realmente Dona Rosa tem muito bom gosto, e soube passar isso muito bem pra vc. Parabéns dna Rosa.
    Adoroooo Gonzaguinha, que pena que ele nos deixou tão cedo, mas suas musicas vão estar pra sempre nos nossos corações.
    Gonzaguinha realmente é um crááááassiiiiiicoooooo rssss meu Dj preferido.

    Beijos e um abraço pertadinho, que seu domingo esteja sendo ótimo, o meu acabou de melhorar de montão, se melhorar mais estraga rsss.

    se cuida

    òtima semana.

    ResponderExcluir
  4. É, é, é....

    Valeu mano Clayton.. De muito bom gosto meRmo!

    E parabéns pra Tu por ter Dona Rosa dando esses pitacos de prima!

    Deusssssssssssssskiajude
    Abraços
    Tatto

    ResponderExcluir
  5. Valeu D.Rosa... minha futura sócia...rs
    Valeu dj por mais sensacional post!
    BEIJOS GRANDES!

    ResponderExcluir
  6. Que homenagem! Parabens pela escolha e pelo seu post numero 50. Dj eu também cantava tudo de Gonzaguinha e me entristeci muito com sua morte.
    Aprendi a gostar dele porque meu pai me ensinou a gostar.
    Meu pai sentava na mesa do almoço e nao gostava que a gente ligasse a TV. Ele gostava de almoçar e nesta hora usar este momento para nos comunicarmos e o assunto mais falado era musica. Ele queria saber os nossos gostos e depois nos tinhamos de conhecer tudo dele... Eu nem sei se ja havia te contado isto. rsrsrs
    E assim ele mostrava a musica e fazia como voce, divulgando tudo que sentia ao escuta-la.
    Eu adoro vir aqui porque assim lembro de minha familia, rsrsrs To brincando!
    Eu adoro este seu trabalho. Voce esta de parabens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não me fale em dor de cotovelo que o meu está doendo muitooooooooooo... E não é dor de amor não, é tendinite mesmo. Misericórdia!

    Putz! Hoje fiquei extasiada, Gonzaguinha é bom pra caramba. E vou aguardar ansiosa da Silva o post do Gonzagão, imortal, genial.

    "Eu apenas queria que você soubesse, que aquela alegria" de visitar sua pick-up virtual ainda está comigo...
    Beijos, MEU DJ preferido.
    Beijos, Dona Rosa, maravilhosamente culpada.

    ResponderExcluir
  8. Amigo,

    O Gonzaguinha realmente foi um gênio! Homem marcante de sua geração, embalou a vida de muitos casais.
    Pena que se foi tão cedo.......

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  9. Miauuuuuu!!!!

    Estive aqui ontem, mas não tive tempo de escutar todas as músicas, então deixei para voltar hoje, escuta-las com calma e comentar rsrs.

    Bom, apesar da dor de cotovelo eu morri de rir com seu texto isso sim, rsrsrs, muito bom.

    Admito que eu conhecia as mais famosas como O Que É O Que É, (que a cada vez que escuto me deixa alegre), Sangrando (que é imbatível para mim), Eu Apenas Queria Que Você Soubesse (que é uma das minhas preferidas de todas), entre outras.

    Porém algumas foram pura novidade como Diga Lá, Coração e Ponto de Interrogação(que se eu não estivesse muito bem sentimentalmente teria começado a chorar hahaha)

    E adorei escutar novamente Não Dá Mais Pra Segurar, que fazia muito tempo que eu não ouvia.O que eu gosto daqui é isso, eu venho te ler e viajo escutando, relembrando ou conhecendo músicas, adorooo.

    Gostei de tudo, não vou comentar todas as músicas senão meu comment vira outro post e você me expulsa daqui!rsrsrs

    Parabéns pelo post número 50 e a sua mãe tbm, linda homenagem, post excelente!

    Miaubeijos com carinho =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Opa DJ !!

    O cara era gênio, pena que morreu cedo, tinha tanto talento e hoje infelizmente não é reconhecido pelos jovens.

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Bela seleção (como sempre!)

    Grande beijo para ti!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Clauton

    to que nem Memem..cotovelo dói....tendinite pura...mas: eu fico com a pureza da resposta das crianas..é a vida..é bpnita e é bonita

    parabens pelo post


    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Clayton!
    Seu trabalho com a música é uma possibilidade de despertar o sentimento nas pessoas, como é seu sonho, desse dia de coragem frente aos sentimento chegar...e chegará. Fico torcendo!
    Bom dia!!
    :)
    Carla

    ResponderExcluir
  14. Um post MARAVILHOSO desse e eu com insonia, acho que vou ficar por aqui.
    BeijosSSSSS para Dona Rosa e para o filho dela

    ResponderExcluir